Material de Estudo

ANATOMIA : A CÉLULA


Membrana Celular: proteção, permeabilidade e transporte. 



Movimento dos materiais através da Membrana Plasmática:
As substâncias podem ultrapassar a membrana através do uso de energia. 

Meios de Transporte Celular

Processo Passivo: quando a energia é obtida no meio extracelular mais do que no própria célula.
Processo Ativo: a célula é responsável pelo suprimento de energia para o transporte.
Transporte na Membrana Celular

Difusão: muitas moléculas se movem naturalmente de uma área para outra, onde sua concentração é alta, para outra, onde ocorrem em menor quantidade. Este processo ocorre até que as moléculas estejam igualmente distribuídas e obtém-se o equilíbrio.


Transporte: Difusão





Transporte na Membrana Celular


Difusão facilitada: uma proteína transportada se liga a uma molécula específica, como a glicose, no exterior da célula, depois, muda de forma e ejeta a molécula no interior da célula ou forma um canal para sua passagem.   


Neste processo, a substância insolúvel em lipídios prende-se numa molécula transportadora num do lados da membrana e move-se através da membrana. Após atravessar a membrana, a molécula transportada é liberada









Transporte Celular: Transporte Ativo
Transporte Ativo: moléculas se ligam a um local receptor na membrana celular, ativando uma proteína transportadora ligada a uma fonte energética que permite a passagem da molécula com gasto de energia.





Este processo é capaz de movimentar substâncias através da membrana plasmática que não poderiam passar de outra forma, mas também de movimentar as substâncias de regiões de baixa concentração para regiões de





alta concentração.

Este tipo de transporte requer o auxílio de energia celular e depende dos processos metabólicos. O transporte ativo permite a entrada na célula de muitas moléculas que são insolúveis nos lipídios e as que são muito grandes para atravessar os poros da membrana.



Núcleo

É uma grande organela que contém o material genético e fabrica moléculas (RNA ribossômico, RNA transferidor e RNA mensageiro).
Citoplasma

É um líquido espesso localizado entre a membrana plasmática e a membrana nuclear.
Recebe substância do meio externo e do núcleo.
Nele ocorre muitas reações químicas e contem numerosas organelas (provimento de energia, sintetizar novas moléculas, transporte, facilitar a excreção de resíduos.


Ribossomos

São pequenas partículas do citoplasma constituídos de RNA ribossômico (RNAr). São sítios onde novas proteínas são sintetizadas na célula.










Retículo Endoplasmático
É uma rede membranosa de canais tubulares e estende-se através da maior parte do citoplasma.
Rugoso: contém ribossomos ligados; suas enzimas sintetizam lipídios.
Liso: não contém ribossomos ligados, suas proteínas estão envolvidas na síntese de lipídios.


Retículo Endoplasmático

Complexo de Golgi

Serve como sítio de acumulação e concentração dos produtos de secreção da célula e libera-os para fora da célula. Também secretam glicoproteínas (carboidratos e proteínas).


Lisossomos

São responsáveis pela digestão do material fagocitado; pois contém enzimas capazes de digerir proteínas, lipídios, certos carboidratos, DNA e RNA.  























Mitocôndrias

São organelas citoplasmáticas e possui duas membranas: a externa (lisa e recobre toda a mitocôndria) e a interna (é pregueada).
Uma substância semi-sólida, chamada matriz, preenche o seu interior.
As mitocôndrias estão relacionadas com a fabricação de trifosfato de adenosina (ATP) que fornece energia metabólica para as atividades celulares

Dentro da mitocôndria há proteínas, ribossomos e DNA que farão a respiração celular











Cílios e Flagelos

São extensões finas e cilíndricas que se projetam para as superfícies. Essas estruturas podem movimentar substâncias na superfície da célula ou podem mover a célula inteira no meio líquido.
Cílios: são extensões curtas e numerosas.
Flagelos: são extensões longas e pouco numerosas.